Música: o melhor remédio 

por Victor Schroeder



DADOS DO MERCADO - PRODUTOS MAIS VENDIDOS

O setor farmacêutico começou o ano de 2018 de maneira otimista e com vários motivos para tal. O crescimento divulgado do setor em 2017 chegou a 12,86%, segundo a Exame. Já segundo o  Infomoney, a previsão para o crescimento 2018 começou entre 6,9% a 9,3% em faturamento, apontando uma retomada gradual do crescimento econômico. Apesar de grandes dificuldades enfrentadas, o setor consegue manter os bons números graças ao foco em capacitação para gestão e melhor utilização das ferramentas disponíveis. Ainda segundo a Exame, outros fatores que influenciam diretamente na continuidade do crescimento do setor são a limpeza, a apresentação e (a parte que nos cabe) o ambiente das farmácias.
Entre os produtos mais vendidos, um reajuste discreto nos medicamentos e destaque para os suplementos nutricionais (vitaminas) e produtos voltados ao mercado fitness. Este dado se relaciona aos números de 2013 divulgados pela Gazeta do Povo, que mostram que produtos não necessariamente medicamentosos, caso dos cosméticos e perfumaria (e de boa parte dos suplementos nutricionais), foram os grandes responsáveis pelo crescimento do setor. Na época estimou-se um potencial das vendas destes produtos de até 50% do faturamento total das farmácias. Isso mostra uma mudança no comportamento dos consumidores. Se antes eles iam até as farmácias somente para comprar remédios, hoje ele pode até comprar itens de consumo do dia-a-dia como pão ou leite. Isso justifica a transformação física das lojas, cada vez maiores e com mais opções. Este fato reflete muito da mudança de hábitos de compras da clientela das farmácias.


O QUE O CLIENTE BUSCA NAS FARMÁCIAS: SÓ REMÉDIOS?


Falando um pouco sobre o perfil deste público, um estudo encomendado pelo POPAIBrasil mostrou que 65% são mulheres, 83% das classes B e C. A maioria, 58%, busca medicamentos, mas um total que passa dos 45% busca exclusivamente ou acaba comprando outros produtos. Deste total, 7% são de compras por impulso e mais de 34% da escolha pelos não medicamentos são feitas no ponto de venda. Isso quer dizer que nestes casos a decisão final sobre o produto a ser comprado, entre muitas outras escolhas, só será tomada na própria farmácia. Muitas vezes no próprio caixa.
Alguns fatores que influenciam diretamente na escolha pela farmácia A ou B, bem como na decisão final entre as opções de produtos. Além da limpeza, o consumidor espera também um ambiente tranquilo e agradável ao entrar em uma loja. O próprio fato de precisar comprar medicamentos já aponta que algo incomoda, por isso quanto mais relaxado ele se sentir, melhor. Falando em ambiente agradável não podemos pensar apenas na decoração e disposição dos produtos e anúncios. Aliás, um grande causador do desconforto que sentimos é o excesso de estímulos visuais que somos expostos diariamente, mais de 3.000 segundo a Universidade de Lund, na Suécia. Para compor um cenário relaxante e propício a uma boa experiência de compra em uma farmácia, é preciso entender os valores socioculturais da clientela e trabalhar estímulos sensoriais com elementos com os quais ela se identifique e relacione a momentos de prazer e relaxamento. Esta conexão pode ser determinante na eficáciadas suas vendas.  
A esta altura você deve estar tentando pensar se será necessário fazer um estudo sociocultural extenso para poder atrair seu público. Calma, não é tão complicado. Um elemento cultural que se relaciona facilmente a determinados grupos sociais é a música. Embora frequentemente seja tratada em segundo plano, ela cumpre muito bem este papel de comunicar e criar laços com o público consumidor.  Isso porque, justamente graças ao excesso de informações visuais citado acima, a audição é um canal bem mais aberto. Literalmente. É só pensar como é mais difícil deixar de ouvir algo do que deixar de ver. Não que seja algo tão difícil, mas convenhamos que tampar os ouvidos é uma reação bem menos natural do que desviar a visão ou até fechar os olhos. Calma, não queremos forçar ninguém a ouvir o que não quer, pelo contrário. A ideia aqui é justamente usar músicas que as pessoas conheçam, entendam e gostem para deixá-las mais à vontade dentro da sua loja. Voltando ao momento da decisão da compra, o cliente de uma farmácia (mais provavelmente A cliente, de acordo com os dados que vimos) já está na farmácia motivada por um incômodo, algo que não está bem com sua saúde. Neste momento, tudo o que puder fazê-la sentir melhor vai ser determinante em causar uma boa lembrança. Um bom atendimento aliado a um ambiente limpo, organizado e uma música agradável e pronto. Aí está a fórmula de cliente satisfeita, primeiro passo para cliente fidelizada. Mesmo que o problema não seja assim tão grave, uma boa experiência melhora o dia de qualquer um.

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