Como enganar o seu cérebro


Hoje o blog vai brincar com o seu cérebro. Não precisa ter medo, não vai haver nenhum tipo de sequela ou efeito colateral. A não ser que você considere o eventual relaxamento proporcionado algo assim tão doloroso.
Você já ouviu falar as frequências binaurais? Este fenômeno é o resultado da emissão de duas frequências sonoras próximas, mas não exatamente iguais, uma em cada ouvido (para percebê-la é necessária a utilização de fones de ouvido). A sensação que se tem é de um som pulsante, mas ao tirar um fone de cada vez, se percebe que esta pulsação não existe. O que os ouvidos mais apurados vão perceber é uma leve variação da altura do som. Vale lembrar que, ao contrário do que se diz popularmente, a altura não se refere ao volume do som, mas sim à freqüência. É o que a maioria conhece por som grave, médio ou agudo, explicando grosseiramente. Você quer sentir o resultado, não é? Aqui está. Não esqueça dos fones de ouvido.
A explicação está no processamento que o cérebro faz dos sons captados pelos ouvidos. É por este processamento que percebemos de que lado vem certa emissão de som, pois um ouvido recebe a informação antes do outro. Se duas freqüências semelhantes, diferentes apenas por questões de alguns Hertz (medida oficial) são processadas pelo cérebro, este tem a tendência de entender que uma está chegando antes que a outra e tenta identificar qual está mais próxima. Como as duas estão sendo emitidas ao mesmo tempo, há esta ilusão de deslocamento das fontes sonoras, o que gera esta pulsação. Se você pensou que este fenômeno geraria algum desconforto, bem pelo contrário. Frequências binaurais são utilizadas inclusive em sessões de meditação,  atuando no relaxamento da mente e do corpo.
Não foi tão ruim assim, foi? 

Comentários

Postagens mais visitadas