O som da Copa

Pouco mais de uma semana se passou desde que a Copa do Mundo da FIFA acabou e o sentimento já é de nostalgia. Com pontos a favor e contra (nada que nos caiba o julgamento), a verdade é que fica a saudade por parte dos espectadores, tenham eles acompanhado o evento de perto ou de longe. Como a maioria das pessoas acompanhou pela televisão, a trilha do vídeo aí embaixo vai certamente soar bem familiar. Só que tem que abrir no YouTube, porque como vocês podem ver a dona da festa não deixou compartilhar o vídeo por outros sites.



É só ouvir a vinheta de abertura das transmissões, principalmente a parte cantada que ficou popularizada como "O E A", que volta à mente a expectativa de cada início do jogo. Como a FIFA não divulgou oficialmente os autores da trilha, fica difícil parabenizar, mas vale o reconhecimento pela criação de um elemento que funcionou muito bem como assinatura sonora. Da mesma forma que fez com certas palavras comuns do dicionário futebolístico durante o período da realização do torneio, a entidade registrou propriedade de todos os elementos verbais ou não verbais utilizados em sua comunicação oficial. De qualquer maneira, caso o autor anônimo eventualmente leia esta postagem, receba aqui os nossos parabéns! Até mesmo as paródias criadas para a assinatura sonora em questão comprovam o sucesso da sua criação como elemento reforçador.  

De maneira geral o torneio foi um sucesso, mas em momento nenhum foi unanimidade. Manifestações e protestos à parte, a música começou a dividir opiniões já no anúncio da trilha oficial do evento, meses antes de sua realização. Também foram controversas as cerimônias de abertura e encerramento. Obviamente que casos assim envolvem diversos interesses, contratos e gravadoras, mas foi interessante a mudança de postura da organização entre o primeiro e o último dia. Se a abertura foi questionada pela estrutura relativamente pequena (principalmente se comparada a uma abertura de Jogos Olímpicos) e pelos artistas que se apresentaram (Claudia Leitte, Pitbull e Jennifer Lopez), o encerramento serviu como um alento aos que clamavam desde o começo por Ivete Sangalo e Shakira, contando ainda com Santana, Wyclef Jean, Carlinhos Brown e Alexandre Pires. Os artistas foram contactados em cima da hora, mas para a felicidade quase que geral da nação, atenderam ao chamado.

A satisfação da vontade popular acaba sendo até mesmo surpreendente, por se tratar de uma entidade que desde o começo se mostrou bastante rigorosa e sisuda no que se refere a regras e programações. Bem que este apelo popular poderia funcionar também para o futebol em si e frear a elitização excessiva de um esporte tão essencialmente popular. Mas isso também não é nosso campo.
Pode ouvir mais uma vez a vinheta que a gente deixa...    

Comentários

Postagens mais visitadas